João Pessoa, 25 de Julho de 2014

home mundo

16/04/2014 | |
Vizualizações 204
Rio Piracicaba amanhece coberto de espuma e Cetesb culpa a estiagem

O Rio Piracicaba amanheceu coberto por uma espuma branca nesta quarta-feira (16). O material na água foi registrado por um fotógrafo por volta das 7h30 no ponto próximo à passarela estaiada, região turística de Piracicaba (SP).

De acordo com o fotógrafo Mateus Medeiros, que registrou as imagens, havia tanta espuma que em alguns pontos era até difícil ver a água do rio. "A espuma estava muito alta, era um volume muito grande, nunca tinha visto tanto assim", relatou o profissional ao G1.

Ainda segundo ele, a espuma não provocava cheiro diferente, só chamava a atenção visualmente. Por volta das 10h30, não era mais possível ver o material no rio.

Segundo a medição do sistema de telemetria do Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), a profundidade do Rio Piracicaba na hora em que as fotos foram tiradas era de 1,94 metro e a vazão era de 104,86 mil litros de água por segundo.

Cetesb
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou, por meio de assessoria de imprensa, que a incidência de espuma no rio é "um fenômeno decorrente da longa estiagem que o Estado enfrenta nos últimos meses, e que acarreta uma diminuição da vazão do Rio Piracicaba". A companhia afirmou também que, com esse cenário, há maior concentração de esgoto no manancial, o que também contribui para a formação da espuma.

Em nota, a Cetesb afirmou ainda que vai apurar junto aos técnicos da Agência Ambiental de Piracicaba se existe outra causa para o problema, como, por exemplo, o lançamento de efluentes industriais, o que é pouco provável, segundo a companhia.


Fonte: Bayeux Jovem

Denúncia

O 190pb disponibilizou um espaço para você fazer suas denuncias anônima. Você não precisa se identificar, e todas informações enviadas ficará disponível em um banco de dados para consultas por autoridades da segurança pública. Colabore, seja um agente parceiro para reduzir o índice de criminalidade em nosso estado.


Comentários

Seu comentário agora é social. Você precisa estar conectado no Facebook para postar seus comentários.

Informativo 190pb

Matérias publicada

15208

Fotos publicada

11637

Desaparecidos

4

Procurados

12

Copyright - 190pb - 2012 - Todos os direitos reservados

E-mail: contato@190pb.com.br